O Tabernáculo Metropolitano é uma igreja independente, Batista e Reformada. Os sete pontos seguintes mostram as principais diretrizes bíblicas que seguimos, todas estabelecidas pelos nossos antepassados, como C. H. Spurgeon.  

Doutrinas da graça

Ensinamos as doutrinas da graça (na fé reformada, estas são muitas vezes resumidas nos “cinco pontos do calvinismo”).  Nossa base de fé é a Confissão de Fé Batista de 1689.

A oferta do Evangelho a todos

Acreditamos na oferta universal de salvação, também chamada de a livre oferta do Evangelho. Dedicamos um culto, todos os domingos, á pregação evangelística, e oramos para que Deus use isso essa pregação para a salvação de almas preciosas. Evangelismo é um dever fundamental para nós, incluindo escolas dominicais evangelísticas, a evangelização de jovens e outras frentes descritas nestas páginas.

Adoração tradicional 

Acreditamos que a adoração tradicional está em linha com o claro ensinamento da Bíblia. A adoração deve ser gloriosa e reverente, deve levantar nossas mentes em louvor, ação de graças, arrependimento, dedicação, intercessão e o ouvir da Palavra de Deus. A adoração não dever ser para entreter, como se a casa de Deus fosse um teatro ou salão de dança, mas sim para levar-nos a apreciar Deus todo-poderoso.

A igreja operante

Buscamos honrar o conceito da igreja operante (trabalhadora). Isso significa que todos os crentes verdadeiros servem o Senhor no que é possível para eles fazerem, unindo-se a atividades que trazem glória para o Senhor. Com esta ênfase, a igreja pode dispender um grande esforço na evangelização, no ministério da escola dominical evangelística, e assim por diante.  Cristãos não são apenas uma, “audiência dominical”, mas sim pessoas comprometidas e trabalhadores dedicados ao Senhor.

Separação bíblica do erro

Acreditamos que o povo do Senhor deve manter-se separado de mundanismo e ensino falso. Esta é a doutrina bíblica da separação. Falso ensino nega a inspiração e infalibilidade da Bíblia, como também outras doutrinas fundamentais da fé. Igrejas verdadeiras devem defender e preservar a Verdade a todo custo, nunca transigindo o único caminho para a salvação.

O culto de oraҫão

Acreditamos na grande importância da oração, e por isso mantemos uma reunião distinta só para oração durante a semana. Sem a bênção de Deus, em resposta à oração, todo o nosso testemunho seria em vão. Oração coletiva é de importância fundamental.

Outros ministérios

Nós cremos que a “igreja local” (ou seja, cada congregação individual) foi projetada por Deus para realizar muitas tarefas. Por esse motivo, cada igreja deve se envolver em “outros ministérios”, tais como: missões, o treinamento de pregadores e a publicação de literatura, se o Senhor conduzir e permitir.

Esta lista de diretrizes não cobre, evidentemente, todas as funções de uma igreja, mas dá aos leitores uma ideia da tradição na qual o Tabernáculo se apoia. Se o Senhor está derramando sua bênção sobre nós, então as palavras inspiradoras de William Brock (na abertura do Tabernáculo em 1861) continuará a ser cumprida em nossos dias:–

“Alegramo-nos o por tudo aquilo que será feito pela pregação de Cristo aqui. Sabemos que o lugar vai ser o local de nascimento de almas preciosas através de sucessivas gerações. Sabemos que o local será como um grande coração humano, latejante e pulsando com benevolências obtidas diretamente da cruz de Cristo. E este grande coração vai propalar, longe e perto, mil influências que serão para a “glória de Deus nas alturas, para paz na terra e boa vontade para com os homens”. Não será nada mais, nada menos que a casa de Deus e a porta do céu.”